MAPAS

BRASÃO E BANDEIRA

Conheça os lugares
e os símbolos oficiais
da família Proença.
A bandeira, o brasão,
além de Portugal,
Castelo Branco e
Proença-a-Nova.
Brasão da Família Proença
Um escudo em campo partido em pala: a primeira, em campo verde, com uma águia preta de duas cabeças, armada e bicada de ouro; a segunda, em campo azul, 5 flores-de-lis de ouro, em aspa.

Brasão do Município de Proença-a-Nova
O brasão do município de Proença-a-Nova constitui-se de uma cruz de Malta prata sobre fundo vermelho, significativo de guerras e vitórias. A cruz remete a grande ligação histórica de Proença-a-Nova à Ordem de Malta e ao Priorado do Crato ao qual pertenceu até sua extinção. Completando o escudo vê-se o sobreiro, árvore de importância histórica desenhada sobre um fundo de prata que em heráldica significa humildade e riqueza. O sobreiro, que chegou a chamar-se Cortiçada, nome que só foi abandonado no século XVI, remete a lendas associadas às raízes do concelho. A vasta produção de cortiça e o grande número de colmeias explicam a centralidade dessa árvore, que no escudo, é representada com frutos de ouro. Sobre a cruz fechando as armas, uma coroa de quatro torres. A formar o semicírculo oposto e a completar o escudo vê-se o nome da vila de Proença-a-Nova numa fita branca com letras pretas.

Bandeira do Município de Proença-a-Nova
Aprovada pelo ministério do interior português em 16 de janeiro de 1934, através da portaria n.º 7749, a constituição heráldica da bandeira possui o fundo em verde e amarelo relacionando-se com as armas. Sobre o fundo e centralizado está o brasão do município de Proença-a-Nova.

Brasão oficial da família Proença
Brasão oficial do Município de Proença-a-Nova
Bandeira oficial do Município de Proença-a-Nova